Bem-vindo à Indústria 4.0

MANN + HUMMEL e os filtros inteligentes, graças a IoT

Prédios da MANN + HUMMEL e bandeiras com logo da empresa.

MANN + HUMMEL, uma empresa alemã tradicional que está se reinventando através do uso de dados e da IoT.

A empresa alemã MANN + HUMMEL é globalmente reconhecida pela excelência nas áreas de engenharia mecânica e filtragem. Seus filtros são utilizados em diversas aplicações ao redor do mundo, sempre presentes para “separar o útil do prejudicial”, uma vez que uma máquina sem filtro não poderia executar seu trabalho de forma eficiente, diminuindo a vida útil dos motores.

Desde sua criação os filtros de ar funcionam de forma passiva, porém essa visão tem mudado através da tecnologia, em especial a IoT.

“Combinando a mais recente tecnologia inteligente, como sensores, gateways, aquisição de dados e mineração de dados, podemos construir soluções de filtragem mais inteligentes. Mesmo em um exemplo básico, eles podem falar conosco e nos dizer o que está passando por eles, quando precisam mudar e quais são suas condições de operação. Se os filtros forem substituídos muito cedo, apenas para “cumprir agenda”, isso implica custos desnecessários. Se eles são substituídos muito tarde, danos podem ocorrer. Uma solução inteligente acionaria a mudança na hora certa e você poderia otimizar seu gasto operacional e custo de manutenção.”

Charles Vaillant - CTO da MANN + HUMMEL

Em 2017, na CES, em Las Vegas, a MANN + HUMMEL lançou seu novo produto digital, o Senzit. Ele mede dados como o status dos filtros de ar de máquinas agrícolas e de construção em tempo real, transmitindo os resultados para o dispositivo móvel do usuário. O dispositivo inteligente cria valor agregado para os usuários, exibindo o status de carga do filtro de ar, sua vida útil restante e a quantidade de horas que a máquina passou ativa. É prático, economiza tempo, reduz os custos de manutenção, protege o motor e possibilita a utilização da capacidade total do filtro de ar.

Vaillant explique que o Senzit possui 10 sensores para mensurar pressão, umidade, temperatura, além de possuir conexão GPS e 2G / 3G. O aparelho é instalado diretamente no alojamento do filtro de ar e é adequado para quase todos os veículos e todas as marcas de filtro de ar, mesmo as mais antigas. Uma vez instalado, ele se conectará diretamente à rede, onde quer que você esteja no mundo, e transmitirá os dados para a nuvem.

Imagem promocional do Senzit, exibindo o dispositivo e sua embalagem.

Todos esses dados são coletados, analisados e enviado diretamente ao cliente, para que possam acompanhar com precisão a qualidade dos filtros presentes em seus equipamentos.

Com a IoT em pleno vapor, juntamente com a Big Data Analytics, a MANN + HUMMEL conseguiu ter uma visão muito mais ampla de seu próprio produto, em condições reais de uso, e em diversas aplicações diferentes.

“De um lado, podemos ter nossos engenheiros projetando produtos melhores agora que temos dados dos equipamentos em todo o mundo. Podemos ver como nosso produto está funcionando em um ambiente real. No passado, estávamos trabalhando com amostras muito pequenas - hoje, cada filtro pode fazer parte da minha frota de testes. Nos últimos 75 anos, a MANN + HUMMEL utilizou principalmente dados laboratoriais para confirmar o desempenho de um produto. Hoje, Analytics e Data Science são uma parte importante do nosso trabalho e um novo conjunto de habilidades para uma empresa como nós.”

Charles Vaillant - CTO da MANN + HUMMEL

A Indústria 4.0 já é realidade. Você está pronto para ela? Converse com o UOL DIVEO, e revolucione sua indústria.

Converse com um especialista