Bem-vindo à Indústria 4.0

O rápido crescimento da GranBio e a gestão 4.0

Foto paronâmica da GranBio com logotipo em destaque.

Tecnologia de alta performance, rapidez e baixo custo providos pela AWS auxiliaram na melhoria da gestão.

A GranBio é uma empresa brasileira de biotecnologia industrial. Desde 2011 ela se dedica à fabricação de biocombustíveis e bioquímicos de segunda geração, sendo a primeira companhia a operar uma planta industrial de etanol de segunda geração no Brasil.

Por tratar-se de uma empresa que atua em toda cadeia de produção do biocombustível, a gestão dos processos de produção é imprescindível para um crescimento saudável e com maior controle em cada etapa da operação.

“A GranBio teve um enorme crescimento no período de um ano. E essa velocidade de crescimento também precisava ser alcançada pela área de TI.”

Thiago Mello - Gerente de Tecnologia da Informação

A primeira etapa de reestruturação da área de TI era justamente a implementação do SAP, que permitiria uma gestão mais integrada entre as diversas áreas e setores de produção e comercialização de biocombustível.

O primeiro passo foi a implementação dos servidores em nuvem da AWS, e Mello explica que toda configuração dos ambientes de desenvolvimento, QA e produção foi realizada em apenas duas semanas. “Isso é impressionante pois se eu fosse fazer o sizing do ambiente inteiro, realizar as cotações, efetuar a compra, aguardar a chegada e instalação do equipamento, com certeza teria levado mais de dois meses”, conta Mello.

“Quando eu pego um projeto hoje, eu não tenho mais que ficar negociando qual é o tempo que eu tenho para poder provisionar um servidor. Nós temos todas as nossas instâncias, tudo que a gente precisa já temos nas máquinas.”

Thiago Mello - Gerente de Tecnologia da Informação

Atualmente a computação em nuvem é usada pela GranBio para realizar o controle de estoque, monitoramento de segurança, gestão de laboratórios, dentre outras atividades de tecnologia para gestão 4.0, possibilitando minimizar custos, prever picos de demanda e se antecipar às demandas de produção.

E você, quer também iniciar uma revolução na gestão da sua indústria? Converse com o UOL DIVEO e veja como podemos te ajudar.

Converse com um especialista