Bem-vindo à Indústria 4.0

GE, tecnologia que possibilita a evolução de uma empresa centenária

Fachada da Genereal Electric.

A união entre máquinas e pessoas é a nova força da indústria.

Ainda existe o conflito entre as máquinas e os humanos, mas as empresas, que investem cada vez mais em novas tecnologias, pretendem extinguir essa briga.

Parceria com confiança

Os medos gerados pela evolução da tecnologia ainda predominam em muitas pessoas e empresas. Para gerar a confiança na Inteligência Artificial (IA) por exemplo, é necessário mostrar as vantagens de trabalhar em parceria com a tecnologia. Envolver pessoas no processo de criação é um bom começo para uma relação mais harmoniosa no futuro, onde trabalharão juntos.

“Temos de aceitar que talvez não saibamos tudo, e que a IA talvez saiba mais. Pessoas mais humildes terão sucesso mais rápido em usar uma IA para fazer um trabalho com mais qualidade e eficiência.”

Gabriel Duford, vice-presidente sênior de Desenvolvimento e Tecnologia e cofundador da Element AI

A abordagem de trocar conhecimentos também aproxima as partes. Uma pessoa pode ensinar um robô a realizar tarefas difíceis enquanto o robô pode atuar em tarefas repetitivas, tirando esse encargo da pessoa.

Avanço e economia

A indústria se prepara para um futuro digital: está mudando sua estrutura, processos e meios de produção. A conexão entre pessoa, máquina e informação é essencial para tornar os processo mais inteligentes – tomar decisões mais seguras, ter um planejamento determinado e realizar manutenções previstas de menor custo.

Uma dessas melhorias em planejamento implementadas pela equipe de Research da GE permitiu a economia de US$ 12 milhões. Isso ocorreu quando, de forma autônoma, a Digital Twin - Solução de tecnologia da GE - notou que uma mudança realizada no perfil de operação em uma turbina de geração de energia causaria o desgaste precoce de uma importante peça na usina elétrica .

A Digital Twin é uma réplica digital exata da turbina real em operação. Ela é construída com algoritmos de inteligência artificial que a permite realizar análises e agir de uma forma semelhante a que um humano faria. Essa tecnologia, atrelada a conectividade e IoT permitiu que a informação rapidamente atualizada e um alerta fosse gerado à todos os responsáveis pela turbina.

Agora que você conhece como a tecnologia pode ajudá-lo, comece agora a transformar sua indústria. Converse com o UOL DIVEO e inicie um projeto.

Converse com um especialista